A primeira grande distinção se fundamenta na relação da estratégia com a dimensão adotada pelo jogador (espaço e tempo) para desenvolver as ações do Tribal Wars.
Os Defensivos fundamentam todas as suas ações no espaço, são campanhas territoriais, onde os lugares ganham destaque e a ocupação e a resistência são os elementos de estratégia. Os Atacantes, de forma contrária, se apóiam no tempo, consideram basicamente a duração dos ataques. A invasão, a surpresa e o inimigo são os elementos de estratégia. A personalidade defensiva se caracteriza pelo pensamento introvertido, abordam o problema do ponto de vista panorâmico. A personalidade atacante se caracteriza pela extroversão, aborda o problema estratégico do ponto de vista específico.
Bem, em caso de ataque, ligamos as hélices e decolamos com a base inteira... eheheh.
Para os Defensivos todo o jogo é norteado pela ocupação do espaço e sua territorialização (Nobragem, construção e desenvolvimento de unidades). Para os Atacantes o tempo do ataque é seu "mapa" e se orienta a partir do número de inimigos aplacados, e aldeias conquistadas. Considerando as funções menos diferenciadas dos Defensivos e Atacantes, um espaço inflexível para os Atacantes. Em compensação, o espaço para os Defensivos é flexível, cheio de possibilidades, sendo aproveitado em seu limite. Para os atacantes, o espaço é rígido, pois não é apropriado de forma complexa, com muitas relações entre as unidades operantes.
Os Defensivos
Priorizam o desenvolvimento das unidades e complexificam os elementos defensivos, racionalizando ao máximo a territorialização do espaço. Seu limite são as fontes de recursos naturais. Alcançam elevados níveis de desenvolvimento e força das unidades. Só se movem quando os recursos se esgotam e não tem mais o que evoluir (os fazendeiros). Este tipo psicológico é paciente, racionalista e introvertido.
Centralizados
Sua característica são os grandes conglomerados de força bruta. Este tipo é completamente escravo dos recursos naturais oferecidos pelo game. No entanto, sua prioridade absoluta com a defesa permite que avancem de forma quase irreversível. O ritmo de avanço é lento, porém extremamente rígido. Diante de um oponente como este devemos destruir as fontes de recursos e esperar que tente avançar. Como não possui muitas forças de ataque, pois se dedica a fazer defesas, atacar se torna um problema e abre uma brecha para os oponentes.
Descentralizados
Ainda que a lógica em linhas gerais permaneçam a mesma, este tipo ocupa espaços de forma ampla e descentralizada. Desta forma elimina a dependência dos recursos oferecidos pelo jogo. Forma aglomerações com elevada concentração de poder. O desenvolvimento descentralizado permite alguma especialização no ataque, já que sua prioridade é a ocupação e a resistência. Seu ponto fraco reside na gestão de muitas aldeias espalhadas. O jogador gradativamente perde a capacidade de manutenção de algumas de suas aldeias. Diante deste oponente deve-se ter a mesma capacidade: atacar em mais de uma frente e ser um melhor gerente de muitos focos de batalha.
Ah, frentes de ataque com poder imensurável. É disso que eu gosto!
Os Atacantes
Sua prioridade é estabelecer uma relação favorável entre inimigos destruídos e o tempo. Os Atacantes visam o inimigo e suas unidades, objetivamente, sem maiores preocupações com a distribuição de sua máquina de guerra no espaço do jogo. São personalidades muito emotivas, extrovertidas e extremamente objetivas. Suas funções de ataque mais diferenciada são obtidas através da surpresa ou da especialização das unidades de ataque.
Imediatos
É o ataque mais violento, mandam todos os ataques de madrugada. São os que atacam de imediato, sem chances de defesa. O espaço e a distancia é completamente ignorado Em geral ganham fácil dos defensivos descentralizados, já que seu tempo é rápido e o tempo dos defensivos é lento pela distancia das aldeias. Os defensivos centralizados tem alguma chance se forem muito rápidos em mover seus apoios. Diante de um oponente como este só resta a guerra em igualdade de condições, ou a resistência pelos apoios dos da sua tribo. Seu ponto fraco consiste em uma defesa fraca. Caso o inimigo resista e contra-ataque a derrota é certa.
Há uma única regra: levar a relação "Inimigos Destruídos x Tempo" ao máximo.
Tardios
São os que preparam todo seu potencial no sentido da ofensividade. Um Defensivo Descentralizado e um Atacante Tardio. Um enriquece o espaço, o território, outro enriquece o tempo. Este tipo de jogador consome muita energia e recursos, pois elabora ataques pesados e multifocal (em mais de uma frente). Suas unidades de ataque alcançam o máximo em desenvolvimento e este jogador pode trabalhar com opções de ataque muito diversificadas. Sua maior limitação é a desorganização de suas tropas mais ataques que defesas, e as elevadas baixas de unidades.
Estratégia em Tempo Real (ETR) e Subjetividade: ensaio sobre tipos psicológicos a partir da arte da estratégia.
Defensivo
Centralizador
Defensivo Descentralizador
Atacante Imediato
Atacante Tardio
Defensivo Centralizador
Ataque Muito Longo.
Ataque Longo.
Ataque Muito Curto.
Ataque demorado.
Pouca ação,
tedioso para alguns, porém muito criativo. Disputa baseado em varios territórios (k), na evolução de aldeias e recursos.
Ação razoável e pouca ofensividade.
Vitória do Atacante Imediato na grande maioria das vezes. (Evidente nos ataques em OPS) Muita ação e Muita criatividade.
A disputa é intensa.
Defensivo Descentralizador
Defesa Longa. (distancia)
Defesa de média duração.
Defesa Longa.
Ação razoável e muita criatividade.
Alguma criatividade.
O Máximo de criatividade e o máximo de ação.
Atacante Imediato
Ataque curto.
Ataque de média duração.
Ação com alguma criatividade.
O máximo de ação, porém com pouca criatividade.
Atacante Jogo Longo.
Tardio, Muita ação e criatividade razoável.
Tabela 2
Resumo do Artigo Estrategista Subdivisão Dimensão Utilizada na Estratégia Dimensão Não Diferenciada Principal Ponto Fraco Principal Ponto Forte Tipos Psicológicos
Centralizado
Espaço como Território de Ação Tempo com Curta Duração Desenvolve o mais poderoso Sistema de Defesa com unidades especializadas Tipo intimista. Podendo variar de um autista de alto desempenho a um tipo pensamento introvertido de atenção panorâmica e altamente racional.
Imediatos
É o ataque mais violento, mandam todos os ataques de madrugada. São os que atacam de imediato, sem chances de defesa. O espaço e a distancia é completamente ignorado Em geral ganham fácil dos defensivos descentralizados, já que seu tempo é rápido e o tempo dos defensivos é lento pela distancia das aldeias. Os defensivos centralizados tem alguma chance se forem muito rápidos em mover seus apoios. Diante de um oponente como este só resta a guerra em igualdade de condições, ou a resistência pelos apoios dos da sua tribo. Seu ponto fraco consiste em uma defesa fraca. Caso o inimigo resista e contra-ataque a derrota é certa.
Há uma única regra: levar a relação "Inimigos Destruídos x Tempo" ao máximo.
Tardios
São os que preparam todo seu potencial no sentido da ofensividade. Um Defensivo Descentralizado e um Atacante Tardio. Um enriquece o espaço, o território, outro enriquece o tempo. Este tipo de jogador consome muita energia e recursos, pois elabora ataques pesados e multifocal (em mais de uma frente). Suas unidades de ataque alcançam o máximo em desenvolvimento e este jogador pode trabalhar com opções de ataque muito diversificadas. Sua maior limitação é a desorganização de suas tropas mais ataques que defesas, e as elevadas baixas de unidades.
Estratégia em Tempo Real (ETR) e Subjetividade: ensaio sobre tipos psicológicos a partir da arte da estratégia.
Defensivo
Centralizador
Defensivo Descentralizador
Atacante Imediato
Atacante Tardio
Defensivo Centralizador
Ataque Muito Longo.
Ataque Longo.
Ataque Muito Curto.
Ataque demorado.
Pouca ação,
tedioso para alguns, porém muito criativo. Disputa baseado em varios territórios (k), na evolução de aldeias e recursos.
Ação razoável e pouca ofensividade.
Vitória do Atacante Imediato na grande maioria das vezes. (Evidente nos ataques em OPS) Muita ação e Muita criatividade.
A disputa é intensa.
Defensivo Descentralizador
Defesa Longa. (distancia)
Defesa de média duração.
Defesa Longa.
Ação razoável e muita criatividade.
Alguma criatividade.
O Máximo de criatividade e o máximo de ação.
Atacante Imediato
Ataque curto.
Ataque de média duração.
Ação com alguma criatividade.
O máximo de ação, porém com pouca criatividade.
Atacante Jogo Longo.
Tardio, Muita ação e criatividade razoável.
Tabela 2
Resumo do Artigo Estrategista Subdivisão Dimensão Utilizada na Estratégia Dimensão Não Diferenciada Principal Ponto Fraco Principal Ponto Forte Tipos Psicológicos
Centralizado
Espaço como Território de Ação Tempo com Curta Duração Desenvolve o mais poderoso Sistema de Defesa com unidades especializadas Tipo intimista. Podendo variar de um autista de alto desempenho a um tipo pensamento introvertido de atenção panorâmica e altamente racional.
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